Fonte: Agência SP | 31/Mar/2025
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início nesta segunda-feira (31) a uma nova etapa de seleção do Provão Paulista. São mais de 10 mil vagas para os cursos superiores que terão início no segundo semestre nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Essas vagas são destinadas a estudantes da rede pública que se formaram na 3ª série do Ensino Médio no ano passado e foram classificados na avaliação do Governo do Estado que garante acesso direto ao ensino superior.
LEIA TAMBÉM: Educação de SP prorroga inscrições do programa de estágio BEEM até 31 de março
Das 10 mil vagas, 7.458 delas são destinadas a estudantes da rede estadual de ensino, as demais são destinadas a alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), escolas municipais e outras redes públicas de ensino do país. Dos aprovados no Provão Paulista, 64 mil alunos da rede estadual estão aptos à seleção para turmas de 96 cursos diferentes das Fatecs — como agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão comercial, gestão hospitalar, jogos digitais, logística — e aos três eixos da Univesp: licenciaturas (letras, matemática ou pedagogia), computação (tecnologia da informação, ciência de dados ou engenharia da computação) e negócios e produção (processos gerenciais, administração ou engenharia de produção).
“A Secretaria de Educação abre, nesta segunda-feira, dia 31 de março, um novo processo de escolha dos cursos do Provão Paulista. Essa nova etapa é muito importante e destinada aos estudantes que foram classificados na avaliação que garante ingresso direto das faculdades e universidades paulistas e que ainda não estão matriculados. Esses estudantes agora têm a oportunidade de ingressar no ensino superior em cursos das Fatecs ou Univesp. O processo está zerado, ou seja, o aluno deve logar no portal do Provão e optar por cursos que ele mais se identifica, com a possibilidade de escolher um curso próximo da sua residência”, afirma o secretário executivo da Educação, Vinicius Neiva.
Nesta etapa, os estudantes podem registrar a opção de até quatro cursos de preferência para as Fatecs e quatro opções para a Univesp.
LEIA TAMBÉM: SP anuncia R$ 80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
Para dar início à escolha, os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos que concluíram em outras redes do país devem fornecer nome e CPF.
O calendário do Provão Paulista para turmas do segundo semestre está organizado da seguinte maneira:
Nas Fatecs, o início das aulas está previsto para 7 de agosto e na Univesp, no dia 28 de julho de 2025. As aulas nas Fatecs são presenciais e, na Univesp, online, mas os alunos devem estar matriculados em polos próximos de sua cidade de residência.
Nas Fatecs:
LEIA TAMBÉM: Univesp abre concursos para contratação de professores doutores e supervisores pedagógicos
No caso da universidade virtual, o estudante precisa cadastrar, no portal do Provão, o eixo de preferência. Por exemplo: se o estudante deseja cursar Letras, é preciso que ele opte pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, ele informa à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes.
Implantado de forma inédita pelo Governo do Estado em 2023, o Provão Paulista Seriado é a porta de entrada de estudantes do Ensino Médio no curso superior, nas instituições paulistas parceiras da Seduc-SP, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).
Em duas edições, mais de 30 mil vagas foram abertas nas universidades e faculdades paulistas para alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública paulista e de todo o país.
Entre os dias 31 de março e 9 de abril, a Secretaria da Educação aplica aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a Prova Paulista, a avaliação bimestral da Educação. Nela, os estudantes têm a oportunidade de testar seus conhecimentos e seus professores, uma visão mais apurada sobre eventuais facilidades e dificuldades na leitura e compreensão das questões.
LEIA TAMBÉM: Prova Paulista começa nesta segunda (31) com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental em SP
Apesar do nome semelhante, a Prova Paulista tem caráter diagnóstico. Já o Provão Paulista, que dá acesso ao ensino superior, é aplicado em dois dias no final do ano letivo e voltado apenas a estudantes das três séries do Ensino Médio.
O post Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre apareceu primeiro em Agência SP.