90% dos consumidores brasileiros preferem comprar roupas de marcas sustentáveis


Fonte: Agência Pub | 15/Out/2024

Em novo levantamento com consumidores, a Koin, fintech especializada em “Buy Now, Pay Later” (BNPL), identificou que a sustentabilidade se tornou um valor essencial na hora de comprar itens de vestuário, já que 87,5% dos respondentes afirmaram que prefere comprar de marcas que adotam práticas responsáveis.

Outro ponto relevante trazido pela pesquisa é a conscientização dos consumidores em relação ao descarte adequado de roupas. Segundo o levantamento, 89,1% dos entrevistados afirmam doar as peças que não usam mais, contribuindo para a economia circular, que promove a reutilização e o prolongamento da vida útil dos produtos.

A pesquisa também destacou os principais fatores que influenciam a escolha dos consumidores por uma marca de moda sustentável. O mais citado foi o tipo de tecido (31,1%); seguido pelo atendimento ao cliente (22,4%). A preocupação com a origem dos materiais (18,6%) e a forma de produção (12,4%) também apareceram; além de marcas que apoiam causas sociais e ambientais (11,2%) e, por fim, contam com práticas de reciclagem e logística reversa (4,3%).

“A pesquisa deixa claro que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao impacto das suas escolhas. As marcas que adotam práticas sustentáveis estão à frente na preferência das pessoas”, afirma Juana Angelin, Chief Operating Officer da Koin.

O levantamento ouviu 200 pessoas em todo o Brasil durante o mês de setembro.

Agência Pub