Fonte: Negócios Pet | 24/Abr/2024
De acordo com um levantamento inédito da Zeeng, plataforma especializada na análise do posicionamento digital de empresas e marcas, o desempenho das principais companhias desse setor na internet foi compilado no Panorama PetVet.
Diante das rápidas transformações, é comum sentir que já estamos vivendo o futuro, o que nos motiva a nos prepararmos para ele. No cenário atual, marcado por avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos clientes, é possível identificar tendências que podem impactar o mercado de pet food no futuro.
Compreender essas tendências e seus possíveis efeitos é crucial para que as empresas se adaptem e prosperem nesse ambiente. Neste conteúdo, vamos explorar o surgimento de práticas valorizadas no mercado de pet food, que têm o potencial de transformar a cadeia de suprimentos desse setor nos próximos anos.
À medida que a relação entre humanos e seus animais de estimação se torna mais intensa, a demanda por produtos personalizados cresce exponencialmente. Os consumidores passam a buscar soluções nutricionais que atendam às necessidades específicas das raças, idades, condições de saúde, entre outros aspectos de seus pets.
Essa tendência tem implicações significativas para a cadeia de suprimentos de pet food, pois exige mais flexibilidade na produção e capacidade de oferecer uma maior diversidade de produtos.
A revolução digital e a demanda dos consumidores por conveniência e transparência estão transformando o mundo dos negócios. Cada vez mais empresas adotam a venda direta por meio de plataformas on-line, o que tem levado à redução dos intermediários radicionais.
Esse modelo de negócios permite uma relação mais próxima e direta com os clientes, além de possibilitar uma resposta mais ágil às suas demandas e feedbacks. No entanto, essa abordagem requer uma reestruturação na forma como os produtos são armazenados e distribuídos.
A presença digital é cada vez mais importante para as empresas, principalmente considerando o crescimento das vendas on-line. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas totais no e-commerce no Brasil atingiram a marca de R$ 185,7 bilhões em 2023, revelando um crescimento de mais de 10% em relação a 2022. Foram cerca de 395,11 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 470 por cliente em 2023, devendo chegar a R$ 273 milhões em 2027, representando um aumento de quase 50% nos próximos quatro anos.
As redes sociais também exercem grande influência no segmento pet food, atraindo muitos tutores interessados em compartilhar e acompanhar novidades do setor. Segundo o portal My Best, a Royal Canin lidera o ranking das melhores marcas de ração para cachorro nas redes sociais, seguida pela PremieRpet. Já as marcas Pedigree e Hill’s Pet Nutrition ficam atrás nesse quesito.
Considerando todas as marcas analisadas, o mercado pet food reúne mais de 10 milhões de usuários nas redes sociais. A Royal Canin é a marca com maior número de seguidores, totalizando 4,3 milhões. O Facebook é a plataforma mais utilizada por todas as empresas, sendo que a Royal Canin possui 4,1 milhões de curtidas em sua página.
No Instagram, a PremieRpet é a marca com maior presença, contando com 210 mil contas que a seguem. Já no YouTube, a Royal Canin lidera com 46 mil seguidores, superando as outras três marcas juntas.
A PremieRpet é a marca mais ativa nas redes sociais, com 24 publicações em dezembro de 2023, seguida pela Royal Canin e Pedigree. Em relação à Hill’s, a PremieRpet tem uma frequência de postagens quase quatro vezes maior.
Apesar de o YouTube não ser tão explorado pelas empresas do setor, os conteúdos em formato de vídeo foram os preferidos no período analisado. A Pedigree foi a marca que mais publicou vídeos, seguida pela PremieRpet, Hill’s e Royal Canin.
O setor Pet tem despertado o interesse das empresas, em 2023 atingiu cerca de 67 bilhões de reais, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB). O e-commerce, que representa 6,7% do mercado, deve ter crescido segundo dados preliminares do IPB mais de 200%, devendo alcançar um faturamento de 4,5 bilhões de reais em 2023.
O post Mercado de Milhões apareceu primeiro em Revista Negócios Pet.
Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://rnpet.com.br/"
Clique no link para conhecer o site.